topo

Postado em 15 de Novembro às

Produtores de suínos querem redução de ICMS de 12% para 6%

Mercado (3)
Edege Industria de Equipamentos Agropecuários A Frente Parlamentar da Suinocultura realizou nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa, mais uma reunião para debater a diminuição da alíquota do Imposto...

A Frente Parlamentar da Suinocultura realizou nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa, mais uma reunião para debater a diminuição da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) de 12% para 6% na comercialização de suínos vivos para o mercado interno e externo.

O diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, afirmou que o setor já vem conversando com o governo do estado (Secretaria de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico) a redução da alíquota do ICMS de 12% para 6%.

Quando há retaliação na compra da carne suína brasileira pelo mercado internacional, segundo Rodrigues, o setor mato-grossense tem queda muito brusca na comercialização do suíno. O diretor disse que outros estados da federação, considerados concorrentes de Mato Grosso, já diminuíram o ICMS na venda da carne do suíno.

“Queremos a redução como foi feita com o boi, antes era de 9% e hoje está em 4%. O produtor de peixe está isento do pagamento do ICMS por dez anos. Não é possível que os criadores suínos tenham que pagar uma alíquota de 12%, que é um dos setores mais vulneráveis se comparado com outros setores da carne”, disse Rodrigues.

Fonte: Sindicarne

Voltar para Notícias